quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Aprendizado do dia...

Ontem eu estava a ponto de romper qualquer relação afetiva. Ontem qualquer um que batesse em minha porta, eu não deixaria entrar. Hoje eu não queria acordar. Para que levantar? Para que, se eu não faço diferença na vida de ninguém? E então estava eu sem razões para me levantar. Não sinto que o amor que passo aos outros, me é retribuído.Simplesmente não me sinto realmente querida. Foi então que minha prima me disse: “Me acompanhe a uma reunião”. Ela já havia me convidado e sempre me fala das reuniões que freqüenta. E eu quis acompanhá-la. Normalmente, no estado em que me encontrava hoje de manhã, eu diria: “Não...só quero ficar sozinha”. Algo em mim dizia: “Você deve ir...”. Até então eu não fazia idéia do “por que” de eu ter suportado algumas humilhações nessas duas semanas em que estou no apartamento com minha prima e com a minha tia. (Mas pelo menos lá não preciso me fingir de hipócrita... mas isso não vem ao caso.).Quando cheguei ao Al-Anon, vi uma luz. Senti-me um pouco retraída. Meu corpo dizia: “Não estou confiante” enquanto as outras mulheres já estavam à vontade. (Eu li sobre a linguagem corporal num livro, e é comum me pegar observando o comportamento corporal das pessoas). Ali escutei. Todas já tiveram problemas até maiores do que o nosso. E todas nos entendendo. Todas querendo atender à nossa súplica. Relatando seus momentos de desespero, relatando detalhadamente seus sofrimentos. Era uma forma de nos confortar, porque se elas conseguiram, nós conseguiremos também! E lá elas estão, para dividir, compartilhar, ajudar! E eu falei... Falei o que eu via. O que passava minha prima. O que minha tia nos fazia, e principalmente o que ela faz consigo! E falei da compaixão que sentia por elas. Foi então que pude perceber que a minha prima precisa de mim. E que eu posso e devo ajudar. Todos nós temos uma missão no mundo. Lidar com o alcoolismo ou com qualquer outra doença, é desgastante. É triste perder a paciência, mas é quase inevitável. Mas hoje eu aprendi uma nova lição. Nós não somos sempre os donos da razão. A partir do momento em que aceitamos que a verdade NÃO é igual para todos, nós podemos lidar mais facilmente com nossos problemas, aceitar as razões de todos e controlar a sua razão. Você não está sempre certo. Por que ela deve estar?Ter compaixão não é simplesmente passar a mão na cabeça de alguém. É você agir! É você tomar a iniciativa de ajudar o próximo. E eu POSSO ajudar.Eu não preciso me achar sempre sozinha. Eu tenho Deus. Eu tenho a fé. Ele me guia e me ajuda a ter paciência comigo mesma.Hoje eu acordei sozinha. Agora eu penso: Quão insignificante eu sou, a ponto de querer morrer? Não... eu não sou insignificante. Há pessoas que precisam de mim. E eu tenho muito amor pra dar. Se eu não for retribuída, paciência. Todos têm seu modo de amar. Ninguém ama igual.Ontem eu romperia qualquer relação afetiva. Hoje eu só quero amar. Nem que seja a mim mesma.

3 comentários:

Paula Amaral disse...

eu amo você minha irmãzinha... sei que to um pokim longe, e as vezes falho por isso... mas penso e me preocupo com vc todos os dias viu?!
Te amo demaisss... irmãzinha mais nova que eu não tinha e agora tenho!!!

Anja disse...

Tali, meu AMOR!!!!!

Outro dia matutei muito tentando escrever aqui pra você, mas não consegui...
Vou tentar hoje:
-primeiro: vc é AMADA sim, e sei q, mesmo nos piores momentos, lá no fundo vc sabe disso.
-segundo: vc não é amada por acaso. Vc é amada por que amor atrái amor... E vc tem uma capacidade ENORME de amar e isso não vai mudar NUNCA... não pense que as agruras da vida vão enrijecer seu coração, pq não vão. Irão fortalecê-lo, certamente, e te farão ver cada vez mais claramente a pessoa q vc é... mas não te mudarão.
terceiro: Deus realmente dá o frio conforme o cobertor, Tali... Acredite nisso, acredite Nele e acredite em vc... A sua força é muito maior q vc imagina, e vc vai descobrir isso... esse dia q vc descreveu aqui já foi uma pequena mostra de que vc é feita de material mais preciosos do q vc supôs a princípio!
quarto- TE AMO!!!

Isis disse...

Eu amo você!!!