domingo, 18 de fevereiro de 2007

Eu não tenho pai

Não há algo mais triste que admitir a verdade. Eu já não tenho pai. Para mim, existiu um homem rígido que se preocupava até demais com a minha moral e reputação. Existiu um homem severo que me punia quando eu passava de SEUS limites. Existia aquele “boca suja” (que até, infelizmente, me influenciou em partes) que não media palavras para me machucar. Mas diálogo nunca existiu.
Por outro lado existiu o pai de família que trabalhava arduamente para sustentar as filhas. Aquele que se preocupava com a casa e com a nossa alimentação. Que sabia ter criado filhas inteligentes e bonitas, e disso se orgulhava. Aquele que amava viajar com a família nas férias. Bem, isso tudo acabou já tem quatro anos. Mas chegou ao ponto que eu nunca esperaria.


Eis que surge o homem egoísta, ganancioso, que pensa que o que eu quero é somente seu dinheiro. O homem que é capaz de me deixar sem estudar para pagar estudo a uma outra “estranha” que se tornou esposa. O homem que NUNCA me encheu de presentes e nunca me deu regalias, mas gasta horrores para bajular sua queria mulher 22 anos mais jovem. O homem que pensa que com 20 anos, a filha já tem condição de sustentar-se sozinha e sua ajuda deverá ser singela. O homem que simplesmente me abandonou por achar que eu já não tenho mais idade para ser sustentada por ele, ou achou que tem outra família e não há mais obrigação com a família antiga. Como eu queria ser homem... Constituir uma família aqui, criar, esquecer e começar outra. Que coisa fácil, não? Não me dá comida. Não me dá lar. Não me dá carinho, muito menos amor. Pensa que míseros 300 reais implorado, suplicado e concedido por intervenção judicial, é muito mais que sua obrigação comigo. Tudo isso, toda essa briga e mágoa para eu poder estudar.

Eu me pergunto: O que é, então, um filho na vida de um pai?
Para isso analiso como seria eu na pele de mãe. A partir do momento em que eu ESCOLHO (veja bem, ESCOLHER) constituir uma família, viverei para meus filhos. Lutarei para que eles possam estudar, crescer aprendendo, e em seu devido tempo andar com suas próprias pernas. Eu NUNCA deixaria filho meu, independente da idade, em mãos de outros para ser alimentado e sustentado. Ele escolheu ser pai. Como pode um PAI deixar um filho como se fosse qualquer pessoa?
Eu ainda não tenho condições financeiras de me sustentar. Quem faz isso é minha avó, que por sua vez não tem obrigação. Essa avó que derramou rios de lágrimas, passou fome e foi submissa para criar seus filhos. Essa mulher que deu condições para seus filhos serem alguém e formarem suas famílias. Sim, essa mulher MÃE do meu pai. Exemplo que ele não seguiu. E hoje em dia, ainda ignora todo esse amor que ela sempre deu. Hoje em dia nem lembra da existência dela... Ele me colocou no mundo, e é ela que é obrigada a me dar o que comer, e mesmo assim ela não é boa o suficiente pra ele.
Eu luto para conseguir minha independência. Luto para ser uma boa profissional. Estudo (que por causa dele eu quase abandonei), trabalho e ganho pouco. E ele ainda diz que é tudo o que eu mereço.
É justo isso? Isso me traumatiza. Me faz pensar que PAI não existe. Que homem é um animal sem sentimentos que só consegue honrar aquilo no meio de suas pernas, e que sentimento fraterno não possui. Se eu tivesse pai, talvez teria apoio e estímulos maiores. Se eu tivesse pai, não precisava estar doente. Se eu tivesse pai, teria menos medo de relacionamentos amorosos. Se eu tivesse pai eu entenderia o mundo masculino.


ouvindo: Garbage
lendo: Danuza Leão
Filme que recomendo: "O amor não tira férias"

8 comentários:

InFernando disse...

Saudações!

Tb não tenho pai, nunca tive, nem há quatro anos. E posso até dizer que minha mãe foi negligente durante a fase mais complicada da minha adolescência, e que por isso tornou-se mais complicada ainda. Hoje ela faz de tudo para ser mãe, e é, embora muitas vezes eu não aceite, pois não aprendi muito bem como é isso. Apesar de tudo, a amo imensa e eternamente, disso nunca duvidei. As outras pessoas são pessoas como nós, cheias de defeitos, necessidades, sonhos, desejos e toda essa merda que tem por aí.
Meu pai nunca esteve ao meu lado, mora numa cidade a quinhentos quilômetros daqui, nunca me liga, escreveu duas cartas quando eu tinha 10 anos, isso porque eu fui visitá-lo, mas desisiti, porque por mais que eu veja nele meu próprio ser, não encontro nele a figura socio-moral que se espera de um pai. Hoje, num domingo cinzento, chego ao teu blog da seguinte maneira: passo pela sala onde a terrível TV grita suas ondas de sensacionalismo...

InFernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
InFernando disse...

...Um cara vai ganhar uma nova perna mecânica. As pessoas na sala comentam que a natureza às vezes tira uma coisa de alguém para que essa pessoa batalhe pela vida. Me veio o pensamento "É por isso que eu não tenho pai?", então escrevi "não tenho pai" no google, e o primeiro resultado da pesquisa foi seu blog.
Surge um paradoxo: sinto-me mais desmotivado do que motivado para a tal batalha. Espero não perder uma perna.
Suas considerações finais sobre a mulher, sobre tua avó...eu também fui "salvo" pela mulher. Minha família é matriarcal, nunca me deixou faltar nada, fizeram de tudo para suprir a falta de um pai. Mas um gênero não substitui o outro, logo tenho uma personalidade desequilibrada - não que isso seja meu privilégio nesse mundo neurastênico - e sinto a falta do suporte que um homem poderia e deveria dar a um filho, e desconfio que aí mora a essência do meu homossexualismo, que por mais auto-aceito que esteja, não me satisfaz. Com base nessas e outras, quis processar meus pais. Sinto-me o resultado dos problemas que eles construíram juntos, mas ao mesmo tempo - caralho! - eu olho o redor e vejo um bando de zumbis, perfeitamente babacas, em suas vidas formatadas pela TV GLOBO e afins e eu sinto como é ótimo ser eu, assim, do jeito que sou, e me dizem que eu me sinto superior, e que isso é ruim...não acho essa uma perspectiva justa. Sinceramente, pro inferno todo mundo!

E na minha opinião é justamente assim que você conhecerá o universo masculino. Esse estereótipo de pai bonzinho é coisa de novela; o equilíbrio é muito difícil, são raros os casos, seria ótimo se você fôsse um deles, mas não é, nem eu sou, mas nós somos outro tipo de gente ótima.

No seu sofrimento você encontrará sua força, e acredite: você será uma mulher excepcional. Os pais sempre ensinam, de uma maneira ou de outra...

Luciana Canabarro disse...

Oi.

Talvez você pense em primeiro momento que eu não tenho o direito de me meter, mas você sempre me cita nas suas conversas com seu pai, então me dei o direito de responder.

Muito legal as coisas que desejou para 2008. Quero amadurecer. Esperamos?


"Quero aprender". Você é inteligente, mas quem nos ensina é a vida e sempre estamos aprendendo com ela, às vezes de maneira inusitada, de maneira que muitas vezes julgamos ser a pior possível, mas é a maneira que estamos prontas para aquele momento.



"Quero compartilhar". Compartilhar já é mais complicado, pois queremos compartilhar as coisas boas e as ruins. Mas bom mesmo é compartilhar as coisas boas, os sonhos, os projetos, os fracassos fazem parte, mas também devem ser compartilhado, pois servem como um rascunho, que você olha e percebe que poderia ser perfeita, no lugar do mais ou menos.



"Quero momentos sóbrios" Aprenda que o perdão faz parte do nosso dia a dia, que perdoar os outros é tão importante quanto perdoar a si mesma.



"Quero momentos de risos" Estes são os momentos mais lindos e deliciosos. Saiba que nestes momentos seu pai pensa em você. Às vezes com magoa, às vezes com saudades, às vezes com raiva, mas muitas vezes com sentimentos que nem ele sabe. Quanto a mim, já senti tudo isso, mas hoje sinto pena. Pena por você não fazer parte dos momentos de risos.



"Quero música" A musica acalanta a alma dispersa o mau agouro.



"Quero arte" A vida é a ARTE.



"Quero aquilo que eu sei que consigo". Você é um ser que Deus criou como sua semelhança, isso significa que pode tudo naquilo que crê.



"Quero amor".Amor a gente conquista, tudo com muito respeito e compreensão.



"Quero amar". Temos o poder de amar tudo e todos.



"Quero ser feliz". Comece reparando seus erros, perdoando



"Eu mereço" Merece tudo de bom, basta conquistar.



Luciana Canabarro Andrade

emiliane disse...

nao ter pai nao eo fim do mundo mais um comesso de uma nova vida sem um pai,aliais nao ter pai faz falta sim e muita mais com o tempo passa, sinto falta de um carinho de poder chama-lo de papai nao lembro muita coisa dele mais lembro o suficiente para dizer que tive um pai que me amou mais hoje nao digo o mesmo ,quando meu pai foi embora eu chorei e muito e ele nem ligou partiu e nunca mais voltou ele nao ligou para minha lagrima de saudades nao pesou na criança de 5 anos chorando no portao querendo que ele nao fosse embora pq eu ia sentir muita saudade , hoje em dia vou fazer 15 anos e cade ele e uma decepiçao atras da outra simto falta dele e raiva pq ele fioi embora e me deixou chorando no portao passei mal por causa dele , ele so me olhava nao caiu nem uma lagrima dos olhod dele ,eui como era criaça gritei para ele nao ir mais ele foi corri atras do carra mais ele foi so deu tempo de dizer adeus papai ele sorriu e disse chtau minha filinha eu chorando sabendo que numca mais ia velo de novo passaram se 10 anos e cade ele?

Ninak disse...

Oi,

minha situação é igualzinha a sua.

Mas no meu caso, tenho dois irmãos bebes, a quem amo mto... e sou proibida de ve-los. Tenho q arcar com uma divida de 10.000 na faculdade e não ganho um telefonema há mais de 6 meses.

tiberio disse...

NUNCA TIVE PAI... DE CARNE OSSO..COMO MILHOES DE PESSOAS NESSE PLANETA,MASMEU VERDADEIRO PAI NUNCA ME ABANDONOU SENHOR DEUS

tiberio disse...

nunca tive pai de verdade ou carinho de pai...mas ele nunca me abandou...meu senhor deus todo poderoso esse e meu pai